O que é um LED?
LED's (light emitting diode), são diodos especiais que emitem luz quando ligados a um circuito eléctrico. O LED é composto por epoxia (plástico) transparente ou colorida que encerra um chip semi-condutor que ao receber corrente eléctrica, emite uma luz brilhante, os mais conhecidos são os vermelhos (já o viste de certeza quando a tua televisão esta ligada).
Vantagens de uma lanterna de LEDs Os LEDs são duráveis, duram mais que uma lâmpada incandescente normal, têm uma duração de 100 000 horas enquanto a lâmpada fica-se pelas 100 horas. Os LEDs não têm filamentos frágeis que possam partir-se com facilidade, e consomem muito menos energia, as pilhas chegam a durar de 10 a 100 vezes mais. |
Material necessário:
|
Ferramentas necessárias:
|
ATENÇÃO: TENS DE TER CUIDADO COM O FERRO DE SOLDAR.
Utiliza óculos de protecção – a solda pode espirrar e os LEDs podem explodir com o calor excessivo.
O LED – Os LEDs brancos de alta potência (tenta arranjar um LED alta potência para teres mais luz), são os melhores, mas são os mais caros e mais difícieis de encontrar. O vermelho é melhor para a "visão nocturna".
Atenção: Os LEDs são sensíveis ao calor e electricidade estática, embora não seja muito comum estes estragarem-se facilmente, no entanto, tem alguma precauções, toca em algum tipo de objecto metálico que faça terra antes de tocar no LED. Quando estiveres a soldar, não deixes o ferro de soldar no LED durante muito tempo, se não conseguires soldá-lo bem logo à primeira, espera, deixa o LED arrefecer e volta a tentar de novo.
A pilha – A pilha de 9 volts é a ideal, o conector é fácil de arranjar (é mais simples que um suporte para uma pilha de 1,5 volts), e tem o tamanho à conta para a caixa do rolo fotográfico.
A resistência – O valor da resistência tem de ser calculado para cada LED em particular.
A equação é a seguinte:
R = (B – V)/I
Onde R é a resistência em ohms, B é a voltagem da pilha em volts (neste caso 9 volts), V é a voltagem normal ou máxima do LED (por ex. 3.6v), e I é a amperagem do LED (por ex. 20mA ou 0.02A)
R = (9 – 3.6) / .02 = 270 ohms
1. Prepara a tampa da caixa do rolo como na figura. O buraco grande é para o interruptor (o tamanho e a forma do buraco vai sempre depender do interruptor que arranjares). Os dois buracos pequenos são para o LED. Não faças o buraco do interruptor demasiado perto da borda da tampa, deixa algum espaço, para o corpo do interruptor. Os buracos do LED, devem ser o mais perto possível da borda. Não existe muito espaço dentro de uma caixa de rolo fotográfico, as coisas ficam bem apertadas. A pilha de 9 volts precisa de caber entre o LED e o interruptor, depois monta o interruptor e o LED.
2. Solda o interruptor, o LED, a resistência, o terminal da pilha, e os fios, conforme a ilustração (o LED e o interruptor tem de já estar instalados na tampa). Solda o terminal maior do LED à resistência. Utiliza a manga retráctil para proteger as ligações com o terminal da pilha e a resistência, como tudo na caixa do rolo fica muito apertado evitas um curto-circuito, também podes proteger o circuito com fita isoladora, mas a manga retráctil é muito mais eficaz. Não te esqueças de colocar a manga retráctil em posição no momento da soldadura.
. |
3. Testa tudo, liga a pilha ao terminal e liga o interruptor, se tudo estiver bem, podes dar calor à manga retráctil com um secador de cabelo (não abuses).
4. Junta tudo com cuidado dentro da caixa do rolo, a pilha fica no meio, entre o interruptor e o LED, depois fecha a tampa firmemente, e pronto!
Soldadura
Não "arremesses" a solda do ferro de soldar – irá queimar onde aterrar. Não utilizes solda velha que tivesse sido deixada no ferro.
Afasta a manga retráctil do ferro de soldar.
Deve existir uma boa superfície de contacto entre os dois elementos a soldar, se forem fios ou terminais, podes torce-los antes de os soldar.
Alguns componentes electrónicos são sensíveis ao calor – peças do interruptor podem derreter, e o LED ou outros componentes podem fritar. Podes prevenir este estrago se reduzires o tempo de calor aplicado.