Federação Escotista de Portugal

A Federação Escotista de Portugal (ou Federação Escutista de Portugal) é a organização nacional que de acordo com a Constituição da Organização Mundial do Movimento Escotista, (WOSM) representa formalmente o Escotismo português a nível internacional, agregando numa única organização as duas associações portuguesas reconhecidas internacionalmente:

Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP – Escoteiros de Portugal), fundada em 1913 e Corpo Nacional de Escutas, fundado em 1923.

A constituição da Federação, resulta da necessidade consagrada na constituição da WOSM de, em cada país, existir uma única organização nacional e de essa organização nacional assegurar que o escotismo seja aberto à adesão de todos.

A criação de novas Federações que garantam este requisito, como o caso Português, já não é atualmente possível, sendo obrigatório que para a entrada de um novo país na organização mundial, exista apenas uma associação e ela seja aberta à adesão de todos, sem barreiras religiosas, sociais ou culturais.

Nas atividades internacionais organizadas pela WOSM a representação nacional é feita através de um contingente da FEP incorporando membros tanto da AEP como do CNE.