A Federação Escotista de Portugal (FEP) e os seus membros – AEP e CNE – estão solidários com os nossos irmãos do Reino Unido na preservação da memória do nosso fundador – Robert Baden-Powell –, honrando o legado que ele nos deixou.
Desta forma, partilhamos o comunicado da Organização Mundial do Movimento Escotista (OMME) sobre esta questão.
“A OMME está a acompanhar as notícias da possível remoção da estátua de Lord Robert Baden-Powell, de Poole Quay em Dorset, Reino Unido. The Scout Association, organização membro da OMME no Reino Unido, encontra-se a discutir o assunto com o conselho da cidade local.
Como fundador do Movimento Escotista Mundial, Baden-Powell, nascido em 1857, inspirou a criação de um movimento que cresce há mais de 113 anos que capacita centenas de milhões de jovens em todo o mundo. Baden-Powell viveu numa era diferente e dentro de realidades diferentes. Hoje, o Movimento que ele fundou inclui mais de 54 milhões de Escoteiros em 224 países e territórios, promovendo a tolerância e solidariedade em todo o mundo.
O Escotismo oferece um ambiente inclusivo para reunir jovens de todas as raças, culturas e religiões e cria oportunidades de diálogo sobre como promover a paz, a justiça e a igualdade.
O Movimento que foi fundado em 1907 na Ilha Brownsea destaca-se pela promoção da diversidade e inclusão, que são os pilares dos valores escotistas, enquanto denuncia todas as formas de racismo, discriminação, desigualdade e injustiça.
A OMME continuará a trabalhar em estreita colaboração com a Associação Escoteira do Reino Unido, reconhecendo o valor histórico e o simbolismo que os Escoteiros de todo o mundo atribuem ao local de nascimento do Movimento Escoteiro.”