Roverway – The North of the Ordinary 

A Associação dos Escoteiros de Portugal, AEP, participou, de 22 de julho a 2 de agosto, na Noruega, na atividade internacional Roverway . A atividade é direcionada a jovens escoteiros e guias entre os 16 e os 22 anos e nesta edição a AEP integrou o contingente português com 38 elementos.

A atividade dividiu-se em dois momentos diferentes. Na primeira semana, os jovens escolheram o seu Pathway, uma atividade preparada por jovens escoteiros e guias da Noruega, Suécia e da Dinamarca, que lhes permitiu conhecer a Noruega, fazer caminhadas, descobrir novos locais, pessoas, tradições e cultura do país. A segunda semana foi passada no Main Camp em Stovenger, o local base de toda a atividade, onde se realizaram atividades de intercâmbio cultural e empoderamento de jovens e sustentabilidade. Uma vez que esta atividade integra o Earth Tribe, um projeto cofundado pela Região Europeia do Escotismo, os jovens foram desafiados a fazer escolhas conscientes, desde a compra de tendas feitas a partir de materiais reciclados, utilização de copos não descartáveis para o café ou na reutilização de garrafas de plástico. Os jovens tiveram oportunidade de realizar atividades como Padle, minigolf, canoagem, cozinhar sem desperdício alimentar e palestras sobre vários temas do seu interesse.

Nos primeiros dias da atividade, os elementos do Grupo 43, de Leça da Palmeira, participaram no pathway All In, em Vats, Haugesund. Tiveram a oportunidade de fazer caminhadas por entre montanhas, florestas e fjords da Noruega, conhecer outras culturas num international market e participar em friendship campfires, onde foi possível conhecer e criar amizade com pessoas de outros países e por à prova as suas capacidades artísticas. Ficaram encantados com as diferentes culturas e paisagens norueguesas.

Quanto aos dias passados no Main Camp, os escoteiros puderam escolher as diferentes atividades que queriam fazer através de uma app, algo que lhes trouxe bastante liberdade e autonomia. A oferta era vasta, desde atividades aquáticas a pequenas palestras sobre temas pertinentes. Tiveram ainda um dia dedicado à cultura, onde, ao longo de um dia, puderam experimentar a gastronomia e um conjunto de atividades dos diferentes países. 

Foram duas semanas de grande enriquecimento pessoal e de onde vieram com a mochila repleta de novas aventuras e memórias para o futuro.