Nos dias 11 e 12 de maio, realizou-se, no Funchal, a 66.ª Conferência Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, na qual estiveram presentes os dirigentes dos Grupos, Regiões e Órgãos Nacionais.
A sessão decorreu com os trabalhos habituais. Foram apresentados e aprovados o Relatório de Atividades e Contas do ano de 2023, o relatório da Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico, os resultados da fase piloto do novo Programa Para Jovens e o Plano de Atividades e o Orçamento para o ano de 2024.
Foram eleitos dois membros do Conselho Jurisdicional – Marco Pontes e Pedro Jacobetty Vieira – e a Mesa da Conferência Nacional para o triénio 2024/2027, tendo como presidente Pedro Alves e os secretários Mariana Moniz e Tiago Costa.
O grupo de trabalho da nova Política de Recursos Adultos apresentou os resultados do seu trabalho, tendo sido aprovada a sua proposta.
A entrega dos Prémios Escotismo de Excelência, que premeia os Grupos candidatos pelas suas boas práticas ao longo do ano escotista anterior, decorreu no segundo dia da Conferência. Foram distinguidos, em quatro classes distintas, os seguintes Grupos: Classe Platina: Grupo 23 – Queluz, Grupo 43 – Leça da Palmeira, Grupo 123 – Montijo, Grupo 166 – Montenegro, Grupo 235 – Vila Nova da Telha e Grupo 242 – Corroios; Classe Ouro: Grupo 75 – Braga e Grupo 178 – Mercês; Classe Prata: Grupo 4 – Porto e Grupo 260 – Seixal; Classe Bronze: Grupo 279 – São Pedro da Cova.
Durante estes dias foram debatidos temas relacionados com o crescimento sustentável da Associação, as futuras alterações ao uniforme escotista, entre outros.
No final destes dois dias, os dirigentes regressaram a casa com novas ideias e vontade de as aplicarem localmente ou nas diferentes estruturas da Associação.