A Patrulha

A Patrulha vai ser o pequeno grupo onde vais estar inserido/a enquanto fizeres parte da Tribo de Escoteiros.

Todos os Escoteiros da Tribo fazem parte de uma das Patrulhas existentes na Divisão.

Cada Patrulha escolhe, no momento em que é formada, um animal totem que passa a ser o seu nome, devendo preferencialmente ser de um animal existente em Portugal.

A Patrulha pode ter 4 a 8 Escoteiros/as e Aspirantes (o ideal é ter 6 elementos) todos rapazes ou raparigas, consoante seja uma Patrulha masculina ou feminina.

A Patrulha toma as suas decisões em Conselho de Patrulha, onde cada membro tem direito a um voto.

Como a Patrulha é responsável pelo seu próprio funcionamento, atribui-se a cada elemento um cargo, assim todos contribuem para o seu bom funcionamento. Em todas as Patrulhas existe um Guia, um Sub-Guia, um Tesoureiro e um Secretário. Para além destes cargos obrigatórios existem ainda os de Guarda-Material, Arquivista, Socorrista, Repórter e Animador. Se a tua Patrulha só tiver 4 elementos, e se acharem necessário, podem distribuir funções dos cargos não obrigatórios entre todos.

O Guia de Patrulha é o responsável pela Patrulha e é eleito e nomeado em Conselho de Patrulha pelos seus elementos. O Guia de Patrulha é ajudado pelo Sub-Guia, que também é eleito pela Patrulha. Os restantes cargos são escolhidos dentro da Patrulha por eleição ou comum acordo.

Sempre que possível, cada Patrulha tem o seu próprio espaço na Sede – o Canto de Patrulha – pelo qual é responsável e que pode organizar e enfeitar da forma que entender, dentro das regras definidas pela Chefia de Divisão, em Conselho de Guias.