A Aventura é o nome que se dá à Grande Atividade da Tribo de Escoteiros.
A Aventura é a grande atividade da Tribo de Escoteiros, e tem sempre um tema que foi escolhido por todos. Todas as Patrulhas trabalham e contribuem para que a Aventura seja realizada e seja magnífica, com muitos jogos e desafios interessantes.
Em cada período de férias escolares procura-se realizar uma Aventura, com a participação de todos os membros da Tribo. A Aventura é preparada ao longo de todo o trimestre e inclui várias fases:
Idealizar: Nesta fase cada Patrulha concebe uma ideia da Atividade (Aventura) a propor em Conselho de Tribo de Escoteiros. É preciso não esquecer que a proposta das Patrulhas tem de incluir o tema, o tipo de atividade (se é um acampamento ou outro tipo de atividade) e o local onde vai realizar-se. Se for necessário podem pedir ajuda à Chefia de Tribo.
Eleger: Considerando as ideias apresentadas por cada Patrulha para o tema, o tipo de atividade e o local, a Tribo escolhe, no Conselho de Tribo, a Aventura do trimestre, através de votação individual dos membros presentes, podendo juntar propostas de várias Patrulhas para criar uma Aventura mais apelativa para todos.
Preparar: A preparação de uma Aventura é feita através das Patrulhas e gerida pelo Conselho de Guias. Cada Patrulha ficará responsável por uma tarefa ou conjunto de tarefas (tratar dos transportes, preparar listas do material necessário, organizar jogos e passeios, organizar animações e o Fogo de Conselho, etc.). O Conselho de Guias, ao longo do trimestre, verifica se tudo está a ser bem feito e coordena o trabalho das Patrulhas. As Patrulhas e o Conselho de Guias contam com o apoio e ajuda da Chefia de Divisão para fazer esse trabalho.
Realizar: Todos os membros da Tribo de Escoteiros participam na Aventura, que é o culminar de todo o trabalho conjunto e o momento em que todos estão juntos para viver a grande atividade dos Escoteiros.
Avaliar: A avaliação é feita num Conselho de Tribo de Escoteiros de forma individual, e também pelas Patrulhas e pelo Conselho de Guias.