Orientação

A Orientação é um desporto federado em Portugal desde 1990 e o seu crescimento no território nacional tem sido significativo nos últimos anos.

Infelizmente a sua prática não é comum entre escoteiros, seria engraçado um dia destes ver uma equipa da AEP a participar em provas de orientação, e demonstrar que afinal os escoteiros são os bons orientadores.

Mas em que consiste a Orientação, ou Corrida de Orientação?
Definimos Orientação como uma actividade em que o praticante tenta realizar no menor tempo possível um percurso, previamente definido e marcado num mapa, sendo obrigado a visitar pela ordem definida no mapa um conjunto variável de pontos de controlo que estão materializados no terreno por um prisma e um pequeno alicate de plástico (picotador) que o praticante usa para preencher um cartão de controlo que recebe na partida.

Para praticar Orientação precisas apenas de um mapa, mas existe ainda um outro equipamento muito utilizado como um meio auxiliar: a bússola.

Na Orientação utilizam-se mapas feitos especificamente para a modalidade.
São mapas bastante detalhados, com escalas na que começam no 1/5000 até aos 1/15000 (repara que as cartas militares tem 1/25000), onde o detalhe do terreno é visivel no mapa e fácil de identificar.

Os pontos de controlo marcados no mapa são identificados no terreno por balizas, prismas triangulares (30cm de lado) na cor branca e laranja. O suporte da baliza, também, um picotador com o qual o orientador irá marcar o cartão de controlo, validando assim a sua passagem pelo ponto.

Pares teres mais informação acerca de oientação, (mapas, utilização de bússolas, técnicas básicas, escolhas de percurso, estimação de distências, etc.), consulta o site da Federação Portuguesa de Orientação em www.fpo.pt