Cozinhar ao Sol
Sabias que era possível cozinhar apenas com a energia do Sol? É verdade, o sol é uma fonte de energia renovável por explorar, e um acampamento é o sítio ideal para aproveitar essa energia. A construção de um forno solar é divertida e simples, podes pensar que não mas é eficaz, bem, depende do ponto de vista, obviamente uma feijoada não ficará pronta em 10 minutos, mas tempo é o que não falta num acampamento de escoteiros, só quando a fome aperta…
Que tipos de fornos existem?
Existem três tipos básicos:
Forno de Caixa – Este tipo de forno possui a vantagem de cozinhar grandes quantidades de comida lentamente e de forma uniforme.
Forno de Painel – Vários painéis planos concentram os raios do sol num recipiente dentro de uma bolsa de plástico ou sob um pote de vidro.
Forno Parabólico – Normalmente, são discos côncavos que focam a luz na parte inferior de um recipiente. A vantagem é que os alimentos cozinham tão rapidamente como num forno convencional. A desvantagem é que eles são complicados de fazer.
Os fornos solares aquecem até que ponto?
Coloca um termómetro de forno na parte ensolarada do forno para obteres uma leitura semelhante à do recipiente onde se estaria a cozinhar. A temperatura alcançada pelos fornos de caixa e os fornos de painel depende principalmente do número e tamanho dos reflectores usados. Um forno de caixa com um reflector, normalmente chega até cerca de 150° C (300° F).
Temperaturas altas, entretanto, não são necessárias para cozinhar. O teu forno cozinhará muito bem, contanto desde que chegue aos 90° C (200° F). Temperaturas mais elevadas cozinham maiores quantidades, cozinham mais rapidamente e permitnum cozedura em dias sem condições ideais.
Quanto tempo demora cozinhar um almoço?
Como regra básica, podes calcular que o alimento num forno de caixa com um reflector leva cerca do dobro do tempo de um forno convencional. Entretanto, como não é possível queimares os alimentos, não precisas de ficar de olho no forno ou mexer enquanto ele cozinha. Podes simplesmente colocar alguns recipientes com alimentos diferentes e voltar mais tarde que ele cozinhará na perfeição e ficará quente até que chegues.
Os fornos de painel cozinham porções pequenas, normalmente num único tacho, mas normalmente cozinham um pouco mais rápido. No entanto pode existir a necessidade de mexer os alimentos de vez em quando ao usar este tipo de forno para se assegurar que o alimento cozinha de maneira uniforme.
Cozinhar com um forno parabólico é muito semelhante a cozinhar num fogão convencional. Como a luz solar concentrada brilha directamente na parte inferior de um tacho, o tacho aquece e cozinha muito rapidamente. No entanto, o alimento queimará. É preciso ficar de olho no tacho e mexer várias vezes.
É preciso virar o forno para seguir o sol?
Os fornos de caixa com um reflector não precisam de ser virados, a menos que estejas a cozinhar feijão, o que pode levar até 5 horas. Os fornos de painel precisam de ser virados com mais frequência do que os fornos de caixa, já que possuem reflectores laterais que podem criar uma sombra no tacho. Os fornos parabólicos são os que apresentam mais dificuldade de permanecerem orientados. Eles precisam ser virados a cada 10 a 30 minutos.
Vale a pena construir um forno de caixa com materiais nobres como a madeira ou vidro ou o papelão é suficiente?
A menos que necessites de um forno que tenha que ficar à chuva, o forno com cartão está óptimo. O papelão é muito mais simples de trabalhar e mantém também o calor.
Se construíres um forno de papelão, ele não vai incendiar?
Não. O papel queima aos 232º C (451° F) e teu forno não ficará tão quente.
Um espelho funcionaria melhor como reflector?
Apesar de espelhos reflectirem melhor do que materiais mais simples como a folha de alumínio, a diferença obtida com o uso de um espelho não compensa devido a seu maior custo e a sua fragilidade.