Abrigos

A função principal de um abrigo é proteger o Escoteiro do frio, vento, chuva e outras condições climatéricas desagradáveis ou mesmo perigosas para a sua saúde. Um abrigo bem construído também pode oferecer conforto e bem estar psicológico.

Quanto maior for o tempo de acampamento, maior será a importância a dar à forma como o abrigo é construído. Um abrigo feito à mão pode ir de um rápido e simples alpendre a uma cabana de troncos completamente calafetada. A sofisticação do abrigo que decidires construir depende de vários factores como o tempo e material disponíveis, o conforto pretendido e naturalmente o engenho do "artista"! Uma característica fundamental para construíres um abrigo eficaz e "habitável" é improvisar. A improvisação combinada com a criatividade e alguns conhecimentos básicos podem produzir um abrigo robusto e confortável.

Local

Procura um local seco para acampar. Não te esqueças de verificar se o terreno é plano, se não contém pedras, ramos ou coutos de troncos (daqueles que nos fazem dar voltas a noite inteira sem dormir!). O conforto do abrigo começa com a escolha do local. Um ponto alto no terreno, um local bem aberto e afastado de pântanos é o ideal.

Tem atenção à intensidade e direcção do vento. A entrada do abrigo deve sempre estar 'de costas' para o vento. Se fizeres uma fogueira deves fazê-la na direcção da entrada.

Mãos à Obra!!!

O tipo de abrigo a construir depende do tempo disponível para o preparar e do tempo que nos vamos servir dele.

Alguns tipos de abrigo:

Abrigo de pára-quedas
Faz-se abrindo um pára quedas (ou qualquer outro material parecido) sobre uma corda ou trepadeira esticada entre duas árvores.

Abrigo Mongol
À volta de um tronco de uma árvore, a cerca de 2metros de altura amarram-se várias espias que se estendem obliquamente para estacas colocadas no chão a cerca de 2 metros da árvore e com aproximadamente 50 cm de altura. Imaginem como se fosse um guarda-chuva gigante, em que o tronco é o suporte central e as várias espias de sisal grosso são as varetas. As varetas estendem-se até à ponta das estacas. Perpendicularmente às "varetas" passam-se várias linhas de sisal espaçadas cerca de 50 cm entre si. À altura das estacas cobre-se com uma faixa de tecido impermeável. A restante cobertura pode ser feita com oleados.

Abrigo do Índios Navajos ou abrigo subterrâneo
Escava-se no solo um buraco rectangular ou quadrado, com cerca de um metro de profundidade. Escoram-se as paredes com toros presos por estacas e faz-se uma rampa de acesso. Criam-se cerca de três estacas de cada lado (na parte de fora, afastados cerca de 50 cm do limite do buraco) para suportarem um tronco que servirá de apoio às varas do colmo. O colmo é constituído por diversas varas flexíveis que atravessam o abrigo de lado a lado, formando uma cobertura curva. Cobre-se a estrutura com folhas, oleados, panos de tenda… Não te esqueças de fazer um respirador!!

Este abrigo é desaconselhado a épocas de chuva, porque inunda sempre!